Brokeback Mountain - O Segredo de Brokeback Mountain: Os Prejuízos do Preconceito

O texto abaixo é um trecho do artigo contido no livro "ALÉM DA SINOPSE", escrito pelo Especialista em Sociologia e Educação Roberto Guimarães e por mim.



Para ler o texto completo, além de outros artigos como este, adquira o livro "ALÉM DA SINOPSE - A Arte imita a Vida", disponível no site Clube de Autores




AVISO: o texto abaixo contém SPOILERS.


O Segredo de Brokeback Mountain conta a história de dois cowboys que se envolvem em uma secreta relação homo afetiva durante um trabalho que realizaram juntos. Como todo filme que aborda o tema da homo afetividade, foi considerado polêmico pelos espectadores, o que reflete a dificuldade da população em lidar com os persistentes preconceitos. 

A história é bastante trágica e deixa explícito o sofrimento que atinge os envolvidos na situação. Os protagonistas temem assumir o relacionamento e se afastam por longo período. Cada um deles se casa com uma mulher. Anos depois, voltam a se encontrar esporadicamente em segredo. Porém, nunca tiveram coragem para viver abertamente o seu romance. Ao final, o filme sugere que um deles é espancado e morto por causa de sua orientação sexual.
A dificuldade em aceitar a diversidade de orientações sexuais traz mais prejuízos a todos do que a parcela mais conservadora da sociedade imagina que teria diante da aceitação desta tão presente realidade. Não poder viver os relacionamentos amorosos que se quer e para os quais se inclina a vontade e o interesse reduz as chances de realização pessoal, uma vez que a sexualidade é uma parcela bastante significativa das motivações individuais.